QUEM SOMOS

O Consórcio Público dos Municípios da Mata Sul, COMSUL, foi criado em 2009 e instalado em 2010. Inicialmente com sede em Palmares, teve 22 dos 24 municípios da Zona da Mata Sul pernambucana consorciados. Atualmente, 17 cidades fazem parte do consórcio que está instalado agora no município de Ribeirão.

De forma específica e com grande destaque, os consórcios públicos são vistos como instrumento privilegiado para apoiar a agenda de desenvolvimento do país. Com o poder de gerir parcerias entre os municípios para a realização de ações conjuntas, eles criam uma forma de superar a atomização de municípios e recobrar escalas produtivas e financeiras adequadas.

Logo, o COMSUL tem hoje um papel que contribui para a ampliação do alcance e da efetividade das políticas e dos recursos nelas aplicados, uma vez que pode permitir ação cooperada e maior racionalidade na execução de serviços em áreas como saúde, educação, saneamento básico e infraestrutura, entre outras políticas.

As questões a cargo do governo municipal muitas vezes exigem soluções que extrapolam o alcance da capacidade de ação da prefeitura em termos de investimentos, recursos humanos e financeiros para o custeio. Além disto, grande parte para as soluções dessas questões podem resultar de ações conjuntas, pois dizem respeito a problemas que afetam, simultaneamente, mais de um município. Em outros casos, mesmo sendo possível ao município atuar isoladamente, pode ser muito mais econômico buscar a parceria com outros municípios, possibilitando soluções que satisfaçam todas as partes com desembolso menor e melhores resultados.

Hoje, o Consórcio Público dos Municípios da Mata Sul já é destaque em ações de saneamento – com a execução dos serviços do aterro sanitário que é modelo no estado – em ações de infraestrutura, como iluminação pública e com atividades relacionadas à promoção de saúde pública.

No COMSUL, todas as ações são administradas por núcleos. O NIS, Núcleo Intermunicipal de Saúde, o NISB, Núcleo Intermunicipal de Saneamento Básico e o NIIP, Núcleo Intermunicipal de Iluminação Pública.

 

 

MISSÃO DO COMSUL

 

Desenvolver políticas públicas de forma permanente e duradoura, otimizando custos e gerando benefícios e bem estar a população dos municípios a ele consorciados.

 

DIRETORIA EXECUTIVA DO COMSUL EM 2018

 

Presidente – Reginaldo Morais – Prefeito do Município de Cortês

1º. Vice Presidente – Altair Junior – Prefeito de Palmares

2º. Vice Presidente – Rildo Reis – Prefeito de Amaraji

Secretário Geral – Diogo Alexandre – Prefeito de Chã Grande

Secretário Adjunto – Wilson Madeiros – Prefeito de Barra de Guabiraba

Tesoureira – Dayse Juliana – Prefeita de Primavera

Segundo Tesoureiro – Marcos Moura – Prefeito de Maraial

 

CONSELHO FISCAL

 

Membros Titulares

 

Marcello Maranhão – Prefeito de Ribeirão

Marivaldo Andrade – Prefeito de Jaqueira

Eudo Magalhães – Prefeito de Xexéu

 

Membros Suplentes

 

Manoel Marcos – Prefeito de Pombos

Elimario Melo – Prefeito de Barreiros

Cláudio Amorim Junior – Prefeito de São Benedito do Sul.

Parte superior do formulário